Offline
Senado Federal aprova Dia Nacional dos Desbravadores
28/07/2023 18:46 em Religião

 

Projeto de lei reconhece relevância e contribuição social do Clube para adolescentes e a sociedade

 

A Comissão de Educação e Cultura do Senado Federal aprovou nesta terça-feira, 11 de julho, o projeto de lei 3936/19 que institui o Dia Nacional dos Desbravadores. Com a medida, o dia 20 de setembro integrará o calendário oficial do País. A etapa seguinte para que o projeto se torne lei é a sanção do presidente da República. Por ter caráter terminativo, não precisará passar por nenhuma outra instância.

 

Trata-se de um reconhecimento das autoridades quanto à relevância do cuidado, ensino e formação de jovens em todo o Brasil. Em sua exposição, o relator do projeto, senador Hamilton Mourão, reforçou a contribuição dada aos participantes desde a década de 1950. "Os clubes de Desbravadores enfatizam a importância da educação, da saúde e do serviço à comunidade. Estimulam o crescimento integral dos jovens, preparando-os para serem cidadãos responsáveis e comprometidos com o bem-estar de todos”, ampliou.

 

“Quero parabenizar a iniciativa da Câmara dos Deputados, através do deputado Tadeu Alencar, e relatoria do senador Hamilton Mourão. Acho que todos nós, em diferentes locais da Federação, acompanhamos o trabalho, a presença, a formação que vocês realizam e o aúxilio à comunidade, com diferentes iniciativas”, elogiou a senadora professora Dorinha Seabra, vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura do Senado Federal. 

 

O projeto foi votado de forma unânime. Na sala onde a Comissão ocorreu, desbravadores, integrantes da diretoria de clubes e outros líderes visualizaram o resultado pelos painéis espalhados pelo ambiente. Um deles era o pastor Udolcy Zukowski, que dirige esse ministério em oito países sul-americanos. Ele acompanha o processo de perto desde seu início, quando foi proposto no ano de 2018 e aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, em 2021.

 

Relevância social

“Posso confessar que como bom desbravador, como apaixonado pelo Clube de Desbravadores, fiquei emocionado. Sozinho ali pensei em cada diretor de clube, cada conselheiro, cada pai e mãe de desbravador, cada desbravador que luta para ser reconhecido, pra ter credibilidade, para ser valorizado. E agora teremos um dia que será fundamental para nós. E é o primeiro País do planeta a ter o Dia Nacional dos Desbravadores”, vibra.

Atualmente, Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai concentram 13.809 clubes e 369.613 desbravadores. Apenas no Brasil são 288.353 participantes. Manaus, por exemplo, é considerada a capital mundial dos desbravadores. Isso porque ela conta com 413 clubes. Em seguida estão a cidade de São Paulo, com 362, e Salvador, com 187. Com a instituição da data, além da visibilidade, espera-se que mais clubes venham a nascer em todas as regiões do território nacional, possibilitando assim desenvolvimento físico, mental e espiritual para mais adolescentes.

 

Durante a Comissão, o senador Zequinha Marinho pediu a palavra para reforçar as contribuições dos desbravadores para a sociedade. “Lá no meu Estado, Pará, graças a Deus há um trabalho muito grande, dividido em quatro Associações da Igreja Adventista [sedes regionais da denominação]. Um total de 1.028 clubes em todo o Estado do Pará, com mais de 28.400 meninos e meninas participando. Quero louvar a iniciativa. Essa Comissão presta uma grande homenagem para essa turma de gente nova que precisa começar a vida muito bem, reconhecendo e aprendendo coisas boas”, sublinhou.

 

Aos 12 anos, Alícia Ferreira foi uma das representantes dos milhares de desbravadores que terão um dia no calendário oficial do Brasil. Ela integra o clube Corais, de São Sebastião, no Distrito Federal, e diz sentir-se honrada com esse reconhecimento. A data, assegura, é uma oportunidade para que mais pessoas se interessem por aquilo que faz muita diferença em sua vida. A adolescente garante que nos últimos dois anos fez muitas amizades e viu mudanças não apenas no seu jeito de ser, mas principalmente em seu relacionamento com Deus.

 

“Quando se fala que estamos formando bons cidadãos, isso é mais que comprovado. Essa mistura tão boa que a gente faz de aventura, de amizade e superação ajuda nossos adolescentes a focarem naquilo é útil, naquilo que é bom, naquilo que é agradável”, assegura Zukowski.

Para conhecer mais sobre o Clube de Desbravadores, visite encontreumclube.org

 

Fonte: Agência Adventista Sul-Americana de Notícias (ASN)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!