Sabemos que o exercício físico faz bem para todos, mas alguém já parou para pensar qual foi o exercício praticado por Jesus?
Por Hildemar Santos
Pratiquei esportes durante toda a minha vida, incluindo futebol, vôlei, basquete, etc. Porém, com o tempo e a idade, tive que me restringir por causa de lesões, dores e limitações de movimentos. Finalmente, acabei só caminhando, que é meu exercício atual. Eu diria que caminho pelo menos uma hora todos os dias.
Com base na anatomia do nosso corpo, fomos criados para estar em constante exercício. Considerando nossas articulações, músculos e nervos, fica claro que fomos desenhados para estar em movimento. Mas qual é o melhor tipo de atividade para o ser humano? Qual é o exercício que produz movimento suficiente para ativar todas aquelas estruturas sem danificá-las?
Usualmente eu pesquisaria no Google Scholar ou outra plataforma cientifica para encontrar o tipo de exercício ideal. No entanto, decidi ‘googlar’ a Bíblia para ver a resposta. E assim comecei a imaginar qual o tipo de exercício que Jesus promoveu quando veio ao mundo há mais de 2 mil anos ou qual o tipo de exercício que ele praticava. Como criador do ser humano, sem dúvida Ele deve ter deixado alguma indicação sobre isso.
Qual era o esporte de Jesus?
Correr definitivamente não era seu esporte, pois não temos nenhum relato na Bíblia sobre Jesus correndo. Nadar também não, pois preferia caminhar sobre a água (Marcos 6: 45-50). Andar de bicicleta é muito improvável, já que o ciclismo ainda não tinha sido inventado. Cavalgar? A única menção foi andar de burro e uma vez durante uma curta distância (Marcos 11:1-11). Mas quem disse que andar a cavalo é um bom exercício? Talvez para o cavalo!
Esportes, ginástica, levantamento de peso e atletismo não existiam ou pelo menos não eram muito populares naquele tempo. Paulo mencionou que os atletas deveriam se disciplinar para vencer suas corridas e até mencionou o boxe. Mas esta foi uma ilustração da disciplina que o cristão deveria ter (1 Coríntios 9: 24-27). E o boxe contraria totalmente os princípios de amor de Cristo, definidos por Mateus 5:44: “Eu vos digo: amem os seus inimigos e orem por aqueles que vos perseguem”.
Se olharmos para Jesus como carpinteiro, antes de iniciar sua missão, podemos concluir que Seu trabalho envolvia muita atividade física natural com a parte superior do corpo, pois não havia equipamento elétrico naquela época. Portanto, serrar, martelar, lixar e levantar móveis poderiam ser considerados bons exercícios de fortalecimento endossados pelo Mestre. Mas, novamente, não houve menção dos mesmos durante o ministério de Jesus depois que ele saiu de casa.
Estamos chegando à conclusão de que Jesus e os apóstolos só praticavam exercícios naturais que faziam parte de uma vida funcional. Em suas parábolas, Jesus mencionou a semeadura, a colheita, o cuidado dos animais e assim por diante. As tarefas cotidianas, como limpar, cozinhar, construir, etc., estavam implícitas.
Porém, Seu exercício mais comum era caminhar. Esse é o único exercício mencionado claramente nas Escrituras. Jesus era um caminhante. Não houve menção de Jesus andando a cavalo ou qualquer outro animal, exceto o burro, nem andando de carruagem ou carroça. Não é interessante? Ele estava sempre andando. Penso que há aqui uma mensagem contra a crueldade aos animais, ou pelo menos contra o uso abusivo dos mesmos.
Caminhar com Cristo
Mas caminhar era o exercício do Mestre. Alguns estimam que ele caminhou cerca de 5 mil quilômetros durante seus três anos e meio de ministério. A palavra “andar” aparece quase 100 vezes no Novo Testamento, mas nem sempre está relacionada com a ação de caminhar. No entanto, usar a palavra figurativamente descreve sua popularidade como modo de vida.
Jesus, seus discípulos, seus seguidores, seu público, todos eles eram caminhantes. Jesus sabia que mover as pernas era a única maneira de bombear o sangue dos membros inferiores para o coração. E as pernas contém os maiores músculos do corpo e os maiores vasos sanguíneos. Como Ele sabia disso? Como já disse, Ele criou o sistema. Então, se você quiser praticar o exercício do Mestre, ponha mais caminhada no seu dia a dia.
“Eles estavam conversando sobre tudo o que havia acontecido. Enquanto conversavam e discutiam essas coisas entre si, o próprio Jesus aproximou-se e caminhou com eles; mas eles foram impedidos de reconhecê-lo” (Lucas 24:14-16 NVI).